Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Atividades experimentais de Física da revista Ciência Hoje das Crianças

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5007/2175-7941.2020v37n2p455

ISSN

2175-7941

Autores

Jéssica Taynara Martins, Elrismar Auxiliadora Gomes Oliveira,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), criada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, se destaca como material paradidático de divulgação científica na educação básica brasileira por sua distribuição pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) no Brasil. Desde o final do século XX são realizados estudos sobre a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências que objetive a alfabetização científica. As pesquisas recomendam que o encaminhamento das atividades deve partir de um problema, não se limitando à manipulação ou observação. Ressaltam também que as crianças dos anos iniciais de escolaridade são capazes de fazer reflexões e buscar explicações, indo além da mera execução de roteiros ou da contemplação. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar a análise das atividades experimentais de Física propostas na CHC. O resultado mostra que a CHC está na contramão do que recomendam as pesquisas em ensino de Ciências. As atividades experimentais apresentam características empírico indutivistas marcadas por uma visão rígida da Ciência. Permitem pouca ou nenhuma liberdade para atuação criativa e reflexiva dos estudantes, sem espaço para erro ou discussão dos resultados. A revista não é um material didático e não explicita entre seus objetivos a alfabetização científica. Porém, considerando as pesquisas em ensino de Ciências das últimas décadas, acreditamos que um material que pode compor as bibliotecas de mais de 150 mil escolas públicas brasileiras não pode encaminhar concepções estereotipadas da Ciência como, por exemplo, a visão empírico-indutivista. Pelas dimensões do PNLD e sua política de avalição de materiais distribuídos, a CHC deveria se destacar como mediadora entre as pesquisas e o ensino nas escolas.

Referência(s)