Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Pandemia 2020 e Educação

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 15; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2020.v15.10855

ISSN

1981-1764

Autores

Juliana Berg, Carla Luciane Blum Vestena, Marlene Zwierewicz, Cristina Costa-Lobo,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

este ensaio teórico pretende oferecer aos educadores ambientais uma perspectiva epistêmica relacionada à educação, por meio de um novo pensar a partir da Pandemia criada pela COVID-19. Esse pensar fundamenta-se nos conceitos da complexidade e transdisciplinaridade, que são capazes de – por meio de projetos criativos ecoformadores, de uma nova racionalidade aberta, do pensar livre, multidimensional e multiocular – reorganizar ideias de forma ecossistêmica, oferecer criticidade e intelectualidade sistêmica, oportunizando a compreensão da diversidade e gerando bem-estar. Tais capacidades ampliadas no pensar sistêmico advêm da mudança do paradigma vigente, que não pode mais seguir lógica cartesiana, mas precisa se regenerar e renascer em respeito e consciência ampliados.

Referência(s)