Artigo Acesso aberto Produção Nacional

MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA

2020; UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18616/ce.v9i2.6051

ISSN

2317-2452

Autores

Lidiane Goedert, Klalter Bez Fontana,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões em torno do processo de mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em um momento histórico marcado por uma pandemia. As restrições necessárias para o enfrentamento da pandemia, dentre elas o isolamento social, têm levado instituições de ensino de todos os níveis, públicas e privadas, a adotarem metodologias de ensino visando a continuidade das aulas de modo não presencial. Para analisar esse contexto educacional pelo viés da mediação pedagógica, apresentamos o conceito de mediação pedagógica, com enfoque no papel mediador do professor e na mediatização de conteúdos e da comunicação por meio das tecnologias digitais. Esperamos que as reflexões em torno desse processo contribuam na análise de antigos e novos desafios educacionais da cultura digital em tempos de pandemia.

Referência(s)
Altmetric
PlumX