
As concepções metodológicas do ensino de surdos
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA; Volume: 11; Linguagem: Português
10.22294/eduper/ppge/ufv.v11i.8285
ISSN2178-8359
AutoresJosé Anchieta de Oliveira Bentes, Huber Kline Guedes Lobato, Fábio Augusto Teixeira Rodrigues,
Tópico(s)Subtitles and Audiovisual Media
ResumoA educação de surdos, a partir da década de 1980, é concebida por três concepções metodológicas: o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo. Este artigo utiliza-se dessas concepções para caracterizar e identificar nos trechos da novela “Sol de Verão” as memórias relacionadas às concepções metodológicas de ensino da pessoa surda. O corpus de pesquisa são trechos dessa novela de época que tratam da questão da educação de surdos. Para tal, utiliza-se do tipo de pesquisa análise dialógica do discurso, que possui inspiração do círculo de Bakhtin. Os resultados apontam as seguintes conclusões: i) a surdez apresentada na novela está aliada ao viés médico; ii) o papel responsivo da família diante do contexto da época reverbera nas decisões dos surdos; iii) a atividade da oralização é vista como uma forma de inserção do sujeito no contexto social; iv) a proposta de ensino do personagem surdo é uma mescla de conteúdos das disciplinas com a terapia da fala; e v) a perspectiva do bilinguismo ainda não aparece.
Referência(s)