
O REENDEREÇAMENTO DE CONTEÚDOS AUDIOVISUAIS EM UM MUSEU DE CIÊNCIAS ITINERANTE
2020; Linguagem: Português
10.22407/2176-1477/2020.v11i2.1114
ISSN2176-1477
AutoresWillian Alves Pereira, Luiz Augusto Coímbra de Rezende Filho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoApesar dos centros e museus de ciências apresentarem um crescimento quantitativo ao longo dos últimos anos, esse crescimento se manteve restrito aos grandes centros urbanos, o que faz com que as regiões periféricas continuem sem acesso a esses equipamentos culturais. Uma maneira de atingir essas regiões são os museus de ciências itinerantes. Além de se deslocarem ao interior, esses museus se caracterizam por um dinamismo quanto à forma de apresentação do conteúdo, utilizando por exemplo conteúdos audiovisuais, e quanto às formas de atuação do mediador frente a seu público, sempre diverso quanto a diversos aspectos. Este trabalho analisa a atuação de mediadores frente aos diferentes níveis de público presentes nas sessões do espaço multimídia do museu de ciências itinerante Ciência Móvel (Museu da Vida/FIOCRUZ), verificando como os mediadores realizam o reendereçamento do conteúdo a partir do endereçamento original de vídeos utilizados durante algumas de suas atividades. Para isto, foi realizada uma entrevista coletiva com um grupo de 13 mediadores, em que se buscou investigar as diferentes formas de realização da mediação para diferentes públicos. Além disso, três vídeos utilizados no espaço de ciências foram analisados para identificar seus endereçamentos, e desta forma auxiliar as discussões quanto às formas de reendereçamento empregadas pelos mediadores. Tais análises foram feitas com base nos princípios da Análise de Conteúdo. Constatou-se que os mediadores consideram as diferenças de público presentes nas sessões, realizando adaptações do conteúdo dos vídeos. Assim, quando há um público participante com diferentes faixas etárias, privilegia-se a parte mais jovem do público por meio de uma linguagem de fácil entendimento, de forma que todos possam compreender o conteúdo dinamizado durante a sessão.
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