Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Jogo como estratégia de ensino: tematizando a prática de lutas na escola

2020; Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação; Volume: 14; Issue: 28 Linguagem: Português

10.22420/rde.v14i28.1030

ISSN

2238-4391

Autores

Marcos Paulo Vaz de Campos Pereira, Alcyane Marinho, Alexandra Folle, Íris Dantas da Mota, Gelcemar Oliveira Farias,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

O objetivo do estudo é identificar o processo de ensino das lutas por meio do jogo nas aulas de Educação Física escolar. Foram entrevistados seis professores de Educação Física. Na análise de conteúdo, foram elencadas as categorias: conhecimento do professor sobre o conteúdo lutas; jogo como uma estratégia de ensino; e sistematização do conteúdo lutas. Os resultados apresentaram o jogo como uma estratégia de ensino por meio de jogos de oposição, das dimensões dos conteúdos, da dimensão atitudinal e somente pelo jogo. O jogo na escola se torna um meio apropriado para tematizar lutas na escola, vistas suas potencialidades no desenvolvimento integral do aluno e no trato pedagógico do professor.

Referência(s)
Altmetric
PlumX