Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mergulhando em Profusões: Entre feiras e imagens de feiras, metodologias possíveis

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 53 Linguagem: Português

10.22456/1984-1191.100137

ISSN

1984-1191

Autores

Louise Maria Martins Cerqueira, Maria Angélica da Silva,

Tópico(s)

Memory, Trauma, and Testimony

Resumo

Resumo: Diferente de um passado não muito distante, hoje uma expressiva parcela da sociedade é fotógrafa. Em modo muito mais rarefeito do que Benjamin anunciava no passado no seu famoso ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”, a aura fotográfica se estilhaçou. O presente artigo aborda um profuso conjunto de imagens, resultantes do registro de um outro universo também multiplicador de objetos: as feiras livres. Trata-se de um acervo resultante do Projeto de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial em Alagoas, o qual foi realizado entre 2015-2016 e que demandou percursos por dezenas de municípios do estado. Na tentativa de buscar um instrumento metodológico de acesso a elas, o acervo foi desorganizado, embaralhado, e a seguir, procedeu-se a uma deriva visual pelas fotografias. Ao final, o artigo explora este universo através de um ensaio visual que cartografa aspectos destas feiras livres. Palavras-chave: Feira livre. Metodologia. Patrimônio imaterial. Imagem. Fotografia. DIVING INTO PROFUSIONS: POSSIBLE METHODOLOGIES BETWEEN STREET MARKETS AND ITS IMAGES Abstract: Unlike a not too distant past, nowadays a great part of the society is photographer. In a much less dense way than Benjamin announced in the past in his famous essay “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction” the photographic aura was shattered. This article approaches a profuse set of images that are the result of the record of another universe which is also profuse: the street markets. It is a collection resulting from the Project for the Safeguarding of the Intangible Heritage of Alagoas, which was carried out between 2015-2016 and required travelling to dozens of municipalities in the State of Alagoas. In the search of finding a methodologic instrument of access to them, the collection was disarranged, shuffled, and then it was proceeded a visual drift through the photographs. In the end, this article explores this universe through a visual essay that maps aspects of those street markets.Keywords: Street Market. Methodology. Intangible heritage. Image. Photography.

Referência(s)
Altmetric
PlumX