Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Histórias de imagens guardadas: narrativas de negritude, conflito e religiosidade na Ilha da Pintada, Porto Alegre, RS

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 53 Linguagem: Português

10.22456/1984-1191.100082

ISSN

1984-1191

Autores

Fernanda Rechenberg,

Tópico(s)

Religious Tourism and Spaces

Resumo

Resumo: Este artigo enfoca as memórias, as narrativas e as formas de sociabilidade religiosas de uma rede de moradores da parte de baixo da Ilha da Pintada, localidade lacustre da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, reunidos em torno das práticas e tradições afro-religiosas lideradas por uma família negra. A partir de uma pesquisa etnográfica, focada nos acervos fotográficos desta família, este trabalho busca compreender os conflitos e as táticas desta rede de moradores no enfrentamento cotidiano dos preconceitos raciais. A memória traumática e a tensão permanente entre os moradores da parte de cima e da parte de baixo da ilha inscrevem este território em um jogo conflitual permeado de adesões e evitações a diferentes grupos e espaços na Ilha da Pintada, ora flexíveis, ora determinantes na construção de identidades específicas. Palavras-chave: fotografia, memória, conflito, umbanda, Ilha da Pintada STORIES FROM KEPT IMAGES: NARRATIVES ABOUT NEGRITUDE, CONFLICT AND RELIGIOSITY ON ILHA DA PINTADA, PORTO ALEGRE, RS Abstract: This article focuses on the memories, narratives and forms of religious sociability of a network of inhabitants from Ilha da Pintada, a neighborhood in the city of Porto Alegre-RS, gathered around afro-brazilian practices and traditions. Based on an ethnographic research focused on the photographic collections of this Family, this work seeks to understand the conflicts and tatics of this network of residentes in the daily confrontation of racial prejudices. The traumatic memory and the permanente tension between the inhabitants of the upper and lower part of the neighborhood inscribed this territory in a conflictual game permeated by adhesions and avoidances to diferente groups and spaces in Ilha da Pintada, sometimes flexible, sometimes decisive in the construction of specific identities.Keywords: photography. memory. conflict. umbanda. Ilha da Pintada

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