
Investigações sobre o trabalho do classicista digital: aportes iniciais
2020; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2236-4242.v33i2p137-159
ISSN2236-4242
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO presente artigo tem a finalidade de trazer uma contribuição em relação ao trabalho do professor e pesquisador de línguas clássicas, mais especificamente, o de língua/literatura grega, que vem se apoiando em métodos e tecnologias digitais para o estudo, pesquisa e ensino da antiguidade. Em tal empreitada, usaremos as fundamentações teórica e metodológica do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 2006, 2008, 2012) e nos valemos do conceito de gênero professional (CLOT; FAÏTA, 2000) advindo da Clínica da Atividade. Dessa forma, para a análise da pesquisa que ainda está em desenvolvimento, teremos como o foco neste artigo os dados coletados de duas entrevistas com um professor/pesquisador do curso de Humanidades Digitais, mas que é um classicista digital. A partir disso, serão apontados aspectos relativos à percepção do seu trabalho numa perspectiva interdisciplinar entre Humanidades e Informática.
Referência(s)