Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

CONSCIÊNCIA HISTÓRICA DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM HISTÓRICA DE JÖRN RÜSEN

2020; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 26; Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.99853

ISSN

1982-8918

Autores

Mateus Camargo Pereira, Fernanda Moreto Impolcetto,

Tópico(s)

Educational Practices and Policies

Resumo

o objetivo desta investigação foi identificar o tipo de Consciência Histórica e competências de orientação de estudantes de Educação Física produzidas a partir de Curso Online Aberto e Massivo com o tema “história do futebol praticado por mulheres no Brasil”. A pesquisa qualitativa e exploratória produziu dados por meio de atividade avaliativa do curso. Foram confeccionadas respostas à questão problema relacionada à jovem Cristina e suas dúvidas em relação à tentativa de se tornar jogadora profissional. Os concluintes elaboraram dez Narrativas Históricas de acordo com o conceito de Jörn Rüsen. Oito expressaram uma Consciência Histórica Genética e dois do tipo Crítica. Como competência de orientação sinalizaram-se: o engajamento na modalidade; a construção de uma alternativa caso a profissionalização não desse certo; a perspectiva de carreira no exterior. Tal estudo traz ao campo um instrumental teórico que pode contribuir para qualificar o ensino da História da Educação Física.

Referência(s)