Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O Teste de Compreensão Emocional (TEC): Estudos Psicométricos numa População Portuguesa

2020; Universidade de São Francisco; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1413-82712020250204

ISSN

2175-3563

Autores

Glória Franco, Antônio Roazzi, Natalie Nóbrega Santos,

Tópico(s)

Emotional Intelligence and Performance

Resumo

Resumo O objetivo deste estudo é apresentar as vantagens e os contributos em contexto escolar do Teste de Compreensão Emocional (TEC) para a população portuguesa, desenvolvido a partir da versão brasileira, que tem por base o instrumento desenvolvido por Harris, Pons e seus colaboradores. No nosso estudo participaram 766 crianças (381 raparigas), com idades compreendidas entre 3 e 13 anos (M = 7.21, DP = 1.95), de diferentes extratos socioeconómicos. Os resultados mostram que o instrumento tem consistência interna aceitável e que é possível isolar as diferentes fases de desenvolvimento emocional propostas pelos autores. Os componentes que medem relacionam-se com diferentes variáveis importantes em contexto escolar (idade, estatuto socioeconómico, inteligência fluída), e explicam uma parte do rendimento académico e da retenção escolar.

Referência(s)