
O Significado deslocado: Política, ideologia e identidade no mundo do consumo
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2179-5428
AutoresRoque Pinto, Rodrigo Ortega, Matheus Da Costa Lavinscky,
Tópico(s)Public Spaces through Art
ResumoEste artigo trata da relacao cada vez mais imbricada entre consumo e identidade. Parte de uma revisao de literatura baseada nas teorias sociais que abordam a tematica para discutir o deslocamento de significado promovido pelo mundo do consumo. Utiliza como plano empirico duas situacoes especificas. A performance musical da cantora Beyoncee no Superbowl 50 do ano de 2016, quando a artista se apresentou usando uma indumentaria que emulava o Partido dos Panteras Negras. E o boicote promovido pelos segmentos mais conservadores do Brasil contra a campanha publicitaria da empresa de cosmeticos “O Boticario”, no ano de 2015, por conta da vinculacao da peca com casais homoafetivos. O que une os dos casos e precisamente o sentido deslocado do consumo para a arena da representacao politico-identitaria. Pretende-se aqui esbocar algumas consideracoes a respeito destes desdobramentos.
Referência(s)