
"Salve-se quem puder"
2020; Volume: 29; Issue: supl Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp65-74
ISSN2316-9133
AutoresEsmael Alves de Oliveira, Guilherme Rodrigues Passamani, Marcelo Victor da Rosa, Tiago Duque,
Tópico(s)Social and Political Issues
ResumoNeste ensaio, voltamos nossa reflexão para os efeitos sociais da covid-19 tomando como foco a realidade vivenciada por estudantes de universidades federais localizadas no Mato Grosso do Sul: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ao considerarmos que dentre as medidas, inicialmente adotadas, estiveram a escolha pelo trabalho remoto, por meio de estudos dirigidos, com a utilização de tecnologias digitais, há que se ponderar: em que medida tais iniciativas incidem diretamente no acesso e permanência de estudantes socialmente vulneráveis? A partir disso, é possível pensar sobre os limites e contradições das políticas e modelos de intervenção que desconsideram diferenças socialmente existentes e que, quando não democraticamente amadurecidas, tendem a ser tão perigosos quanto a própria pandemia ao se constituírem como mecanismos sutis e perversos de exclusão.
Referência(s)