Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"Salve-se quem puder"

2020; Volume: 29; Issue: supl Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9133.v29isuplp65-74

ISSN

2316-9133

Autores

Esmael Alves de Oliveira, Guilherme Rodrigues Passamani, Marcelo Victor da Rosa, Tiago Duque,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Neste ensaio, voltamos nossa reflexão para os efeitos sociais da covid-19 tomando como foco a realidade vivenciada por estudantes de universidades federais localizadas no Mato Grosso do Sul: a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Ao considerarmos que dentre as medidas, inicialmente adotadas, estiveram a escolha pelo trabalho remoto, por meio de estudos dirigidos, com a utilização de tecnologias digitais, há que se ponderar: em que medida tais iniciativas incidem diretamente no acesso e permanência de estudantes socialmente vulneráveis? A partir disso, é possível pensar sobre os limites e contradições das políticas e modelos de intervenção que desconsideram diferenças socialmente existentes e que, quando não democraticamente amadurecidas, tendem a ser tão perigosos quanto a própria pandemia ao se constituírem como mecanismos sutis e perversos de exclusão.

Referência(s)