
Tecnologias e precariedades na pandemia: a área de CALL no Brasil
2020; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.25189/rabralin.v19i2.1542
ISSN0102-7158
AutoresAlan Ricardo Costa, Peterson Luiz Oliveira da Silva,
Tópico(s)Education during COVID-19 pandemic
ResumoNo presente texto, resenhamos a palestra ministrada por Ana Elisa Ribeiro, intitulada Educação e tecnologias digitais: ciclos de precariedade diante da pandemia, que ocorreu em 25 de junho de 2020, como parte das atividades do evento Abralin ao Vivo – linguists online. Em sua fala, a referida pesquisadora denuncia e problematiza aspectos imbricados nos ciclos de precariedade com os quais muitos professores de línguas – familiarizados ou não com o ensino online – já lidavam antes e seguem lidando de forma mais perceptível agora: infraestrutura precária, sinal de internet de baixa qualidade, falta de formação docente e capacitação específica para tal trabalho (sopesando o ineditismo da situação de pandemia), etc. A partir desse olhar sobre o presente, Ribeiro nos possibilita pensar muitas questões para o futuro do ensino de línguas mediado por computador e/ou tecnologias digitais.
Referência(s)