Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CIÊNCIAS SOCIAIS NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n2.51194

ISSN

1983-4896

Autores

Cristiano das Neves Bodart, Fernanda Feijó,

Tópico(s)

History of Education Research in Brazil

Resumo

A história da Sociologia escolar está fortemente marcada pelas mudanças curriculares do ensino secundário brasileiro, de modo que compreendê-la demanda conhecer as principais alterações curriculares nesse nível de ensino. As mudanças recentes no currículo do Ensino Médio, induzidas pela Lei nº 13.415/2017 e pela nova Base Nacional Comum Curricular (2019), parecem impactar substancialmente na forma e presença que essa disciplina ganhará a partir das reformulações dos currículos estaduais iniciadas em 2019. Pela importância e urgência, aqui é examinada a BNCC, observando e discutindo como a Sociologia escolar pode colaborar para alcançar os objetivos de aprendizagem que norteiam a reestruturação dos currículos estaduais.

Referência(s)