Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma Proposta de Consciência Gestáltica para Professores no Setting de Gravação Audiovisual / A Gestalt Awareness Proposal for Teachers in the Audiovisual Recording Setting

2020; Persona Institute of Higher Education; Volume: 14; Issue: 51 Linguagem: Português

10.14295/idonline.v14i51.2602

ISSN

1981-1179

Autores

Josias Ricardo Hack,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo apresenta o resultado da investigação científica que originou uma proposta de técnica de consciência gestáltica para professores frente à câmera em um setting de gravação de documentários, vídeo-aulas e outros materiais audiovisuais educativos. O estudo analisou os postulados teóricos apresentados por Fritz Perls ao setting terapêutico da Gestalt-Terapia e fez uma transposição ao contexto de produção audiovisual onde o docente é protagonista. Na primeira seção, explicita-se as quatro categorias (figura/fundo; autorregulação organísmica; holismo; aqui e agora) que fundamentam a proposição e seu ancoradouro na Gestalt-Terapia de Fritz Perls. Na segunda seção, apresenta-se a sugestão de interação entre o diretor de cena e o professor no setting de gravação.

Referência(s)
Altmetric
PlumX