
Os sentidos da formação humana: perspectivas para uma educação emancipadora e humanizadora
2020; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 13; Issue: 32 Linguagem: Português
10.20952/revtee.v13i32.13383
ISSN2358-1425
AutoresRosana Cristina Kohls, Ricardo Cocco, Rosenei Cella,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca dos sentidos da Educação. Assumimos como fato que estamos imersos em uma crise nessa área, a qual tem por base a implantação de modelos de Educação que têm se distanciado de uma formação humanizada e emancipadora. Ao pensarmos em uma Educação revestida de sentido humanista é aos gregos que nos reportamos, pois, foram eles que adotaram um modelo de formação integral capaz de promover o “homem vivo” na sua possibilidade constante de um “vir-a-ser”. O presente estudo teórico de caráter bibliográfico trata de pensar uma formação em que os seres humanos possam compreender-se como cidadãos do mundo, e que, ao desenvolver sua capacidade imaginativa, sejam capazes de tornar-se sensíveis e comprometidos com os seres humanos de outros lugares e de outras culturas, para que se possa vislumbrar possibilidades de vivermos em um mundo democrático, com respeito às diferenças e às complexidades.
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