Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Convergência internacional e os desafios ao ensino e profissão contábil

2020; Volume: 4; Issue: 3 Linguagem: Português

10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.7-17p

ISSN

2594-7036

Autores

Wênyka Preston Leite Batista da Costa, Ana Karolinny de Andrade Silva, Jandeson Dantas da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Luiz Antônio Félix Júnior,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

<p>Ao longo dos anos, a ciência contábil passou por evolução, acompanhando as mudanças ocorridas na sociedade. Entre os avanços, pode-se destacar o processo de harmonização e padronização das informações contábeis, por meio da convergência aos padrões internacionais. Destarte, o presente estudo teve como objetivo identificar os desafios do processo de convergência aos padrões internacionais no ensino e no exercício da profissão contábil sob a ótica dos discentes do curso de Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Quanto aos procedimentos metodológicos, adotou-se a pesquisa de caráter descritivo, quantitativa, tendo como procedimento o levantamento direcionado aos alunos do curso de Ciências Contábeis. Com os resultados, constatou-se que os discentes consideram que o curso deve sofrer mudanças em sua grade curricular, com relação aos desafios no ensino, os discentes consideram que os desafios e dificuldades que o professor de contabilidade enfrenta são o fato de a profissão contábil estar em constante mudança, conciliar o trabalho ao ensino e não possuírem preparação adequada para a docência.</p>

Referência(s)
Altmetric
PlumX