Artigo Acesso aberto

Reflexões sobre os paradigmas baseados no conhecimento do senso comum e científico

2020; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/conhecimento-do-senso

ISSN

2448-0959

Autores

Maria de Fátima Nunes Antunes, Juçara Guglielmi, Inédio Arcari,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Na educação de um país são fundadas as primeiras bases da reflexão sobre paradigmas, sendo esta a primeira base de reflexão que extrapola as convicções da família. O estudante é então exposto a uma grande variedade de verdades, afirmações de diferentes culturas e modos de vida. Logo, com este artigo pretende tecer algumas reflexões sobre os paradigmas relacionados ao senso comum e a ciência, discutindo aspectos voltados ao ambiente vivenciado por professores e alunos de acordo com a literatura. O estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica entrelaçando e discutindo a questão dos paradigmas, que no dia a dia da sala de aula são presenciados. Concluiu-se nessas reflexões que o modo tradicional de se apresentar a educação envolto de paradigmas, passa por algumas discussões que aos poucos tem provocado uma ruptura neste modo de educação, reconstruindo assim, novos paradigmas.

Referência(s)