Reflexões sobre os paradigmas baseados no conhecimento do senso comum e científico
2020; Linguagem: Português
10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/conhecimento-do-senso
ISSN2448-0959
AutoresMaria de Fátima Nunes Antunes, Juçara Guglielmi, Inédio Arcari,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNa educação de um país são fundadas as primeiras bases da reflexão sobre paradigmas, sendo esta a primeira base de reflexão que extrapola as convicções da família. O estudante é então exposto a uma grande variedade de verdades, afirmações de diferentes culturas e modos de vida. Logo, com este artigo pretende tecer algumas reflexões sobre os paradigmas relacionados ao senso comum e a ciência, discutindo aspectos voltados ao ambiente vivenciado por professores e alunos de acordo com a literatura. O estudo baseou-se em uma pesquisa bibliográfica entrelaçando e discutindo a questão dos paradigmas, que no dia a dia da sala de aula são presenciados. Concluiu-se nessas reflexões que o modo tradicional de se apresentar a educação envolto de paradigmas, passa por algumas discussões que aos poucos tem provocado uma ruptura neste modo de educação, reconstruindo assim, novos paradigmas.
Referência(s)