
Auto-organização da escola do trabalho em Krupskaya e Pistrak: análise inicial sobre a autogestão estudantil a partir da experiência pedagógica soviética.
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.9771/gmed.v12i1.36838
ISSN2175-5604
AutoresJaírla Bianca Aires Praciano, Raphael Alves Feitosa,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoA auto-organização, categoria da pedagogia soviética, é caracterizada como uma forma de estruturação da vida estudantil dos jovens. O objetivo da pesquisa é analisar a auto-organização na escola do trabalho através das obras de Moisey M. Pistrak e Nadejda K. Krupskaya. Para isso, foi realizada uma análise documental das obras dos pedagogos soviéticos e uma bibliográfica direcionada ao contexto histórico, como também as contribuições da literatura referente ao assunto. Os resultados indicam que para os educadores russos a autodireção é capaz de proporcionar aos estudantes concepções sobre organização, autonomia e coletividade. Por fim, considera-se necessário estudos aprofundados sobre as obras de Krupskaya e Pistrak.
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