Artigo Acesso aberto Produção Nacional

AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS À TRADIÇÃO INSTRUMENTAL

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/redoc.2020.51622

ISSN

2594-9004

Autores

Adilson Cristiano Habowski,

Tópico(s)

Information Science and Libraries

Resumo

O presente texto é uma resenha da dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, de Adilson Cristiano Habowski, sob orientação da professora Dra. Elaine Conte, intitulada Teoria crítica da tecnologia e educação: desafios contemporâneos. O estudo, de abordagem hermenêutica, discute sobre os desafios das tecnologias na educação com o propósito de suspeitar da razão técnica, unidirecional, de receitas tecnocráticas oriundas de uma tradição utilitarista e programada de ensino do mundo empresarial, tendo por bases a Teoria Crítica e a Filosofia da Tecnologia. A pesquisa procura reconhecer o potencial de linguagem mobilizadora, reconstrutiva e questionadora da tecnologia na educação, que pela sua ubiquidade pode vincular desorientações, alienações e imprecisões, assim como gerar relações políticas de resistência diante das injustiças sociais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX