
Relações de gênero no recreio escolar: brinquedos, brincadeiras, construções sociais
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 23; Issue: 40 Linguagem: Português
10.24934/eef.v23i40.3061
ISSN2317-0093
AutoresPedro Paulo Souza Rios, Alfrâncio Ferreira Dias, André Ricardo Lucas Vieira,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO presente estudo pretende refletir as questões inerentes à equidade de gênero a partir das brincadeiras e brinquedos no recreio escolar no Ensino Fundamental I. Nosso objetivo é analisar a construção das relações de gênero no tempo/espaço atribuído ao recreio, concebido enquanto espaço pedagógico, onde a ludicidade se constitui enquanto elemento das relações sociais de gênero. Esse estudo é qualitativo, de cunho etnográfico e teve como instrumentos de coleta de dados: o diário de campo, a observação participante e rodas de conversa com crianças do quinto ano de uma escola localizada no município de Senhor do Bonfim-Bahia. As observações nos levaram a inferir que o recreio é o momento de descontração na sucessiva rotina de conteúdos programáticos exigidos pela matriz curricular da escola. Percebemos que o recreio é um espaço generificado e sexualizado.
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