
NAS ONDAS CURTAS DO COSMOPOLITISMO: Programa Casé e as origens do rádio comercial brasileiro
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2359-375x.2020v7n1.51078
ISSN2359-375X
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEm estudo comparativo, o artigo contextualiza a relação entre o primeiro programa de rádio comercial do Brasil, Programa Casé (1932-1951), da Rádio Phillips (Rio de Janeiro) e o programa The All-Negro Hour (1929-1935), a rádio WSBC (Chicago). Debate-se como o sistema de ondas curtas possibilitou o contato de realizadores do rádio nacional com atrativos estrangeiros, inserindo a produção radiofônica produzida no Brasil em modelos consagrados internacionalmente. A partir de noções sobre cosmopolitismos (PRYSTHON, 2002 e 2004), discute-se experiências cosmopolitas na década de 1930 no Brasil e postula-se que o modelo do rádio comercial brasileiro estava inserido em uma experiência global, com ênfase nos atrativos criados nos Estados Unidos. Palavras-chave Rádio comercial; Cosmopolitismo; História do Rádio; Entretenimento; Programa Casé.
Referência(s)