Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A pegada ecológica como instrumento comparativo dos níveis de sustentabilidade ambiental em escolas pública e privada do Município de Pombal, Paraíba, Brasil

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7268

ISSN

2525-3409

Autores

Rodrigo de Almeida Leite, Gilanildo Freires de Almeida, Arthur Nóbrega de. Sousa, Arilson de Oliveira Araújo, Daniel Silas Oliveira Pereira, Emanoel Ferreira Cardoso, Hiaponyra da Silva Mendes, Luania Silva Santos Cordato,

Tópico(s)

Sustainable Design and Development

Resumo

Os impactos ambientais causados pelo homem e o avanço do conceito de sustentabilidade ambiental tornou necessário a classificação e a quantificação do desempenho de governos e da população no tocante à sustentabilidade. Os chamados ‘indicadores de sustentabilidade’ servem para analisar o grau dos impactos ambientais causados em diversos meios. A pegada ecológica é um dos principais indicadores de sustentabilidade conhecidos, pois avalia os recursos naturais, o padrão de consumo das populações e verifica se esses padrões estão dentro da capacidade ecológica do país. O objetivo foi realizar o cálculo da pegada ecológica de duas escolas do município de Pombal, no estado da Paraíba, sendo uma escola pública e outra privada. A pegada ecológica foi calculada por meio da aplicação de um questionário de múltipla escolha relacionando diferentes temas. A Pegada Ecológica dos estudantes da escola privada foi superior aos da escola pública, mas ambas superaram a média mundial. Foi possível observar que a renda dos estudantes é positivamente relacionada aos impactos ambientais por eles causados. Promover maior sensibilização aos estudantes de ambas às escolas é primordial para reduzir os impactos ambientais.

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