
MEDICALIZAÇÃO E PATOLOGIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS À PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
2020; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 24; Linguagem: Português
10.1590/2175-35392020214158
ISSN2175-3539
AutoresAna Carla Cividanes Furlan Scarin, Marilene Proença Rebello de Souza,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoRESUMO Este trabalho teve como objeto de estudo a constituição histórica, cultural e social que transforma dificuldades de aprendizagem e de comportamento vividas no processo de escolarização em problemas individuais, de cunho biológico e/ou orgânico. A pesquisa consiste na análise da produção do discurso médico-científico que consolida bases de interpretação do referente às dificuldades de aprendizagem enquanto problemas médicos ou psicológicos, tanto quanto na organização das informações em uma Linha do Tempo, acerca de como os The Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) vêm tratando as dificuldades de aprendizagem desde a sua primeira edição. Para viabilização, foi realizada pesquisa bibliográfica em fontes como MEDLINE, PubMED, LILACS, SCIELO, PsycInfo. Para compilação de dados e explanação dos resultados, apresenta-se a Linha do Tempo dos DSM, a qual se encontra publicada na Biblioteca Virtual de Saúde - BVS PSI, no endereço: http://newpsi.bvs-psi.org.br/uploads/linha%20do%20tempo%20DSM/linha.html e será periodicamente alimentada.
Referência(s)