Artigo Acesso aberto

Aplicação do lúdico para o ensino de saúde na educação médica da cidade de Parnaíba, Piauí: relato de experiência

2020; Revista Eletronica Acervo Saude; Volume: 12; Issue: 11 Linguagem: Português

10.25248/reas.e3833.2020

ISSN

2178-2091

Autores

Tom Ravelly Mesquita Costa, João Dutra de Araujo Neto, Amanda Azevedo Torres, Victor Trindade da Cruz, Rafael Santos Correia, Daniela Winckler Mass, Pedro Henrique dos Santos Silva, Andréia Ferreira dos Santos, Wanessa Cândida de Paula, Karina Rodrigues dos Santos,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

Objetivo: Demonstrar pelo relato de experiência de um grupo de acadêmicos do terceiro período do curso deMedicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), Parnaíba-PI, a importância do lúdico noprocesso de ensino-aprendizagem, assim como, identificar de que forma tais metodologias de aprendizagematravessam a formação dos discentes do curso. Relato de Experiência: As estratégias escolhidas para aelaboração das atividades foram o teatro de fantoches e duas paródias musicais, descritos, desde a definiçãodo método lúdico, a elaboração de um roteiro de apresentação e a confecção de materiais, até a sua execução para os demais alunos. Desse modo, o material e conteúdo produzido foi apresentado na respectiva aula do módulo de parasitologia e microbiologia. A divisão decorreu em dois momentos, iniciou-se com a peça teatral, evidenciando a importância da prevenção e promoção da saúde. A segunda etapa constava das paródias, que de forma interativa, repassava informações. Considerações Finais: Por intermédio da aula, foi possível utilizar metodologias lúdicas para o ensino médico. Dessa forma, conclui-se com uma reflexão acerca da relevância do lúdico, tornando-se primordial a estimulação da comunicação entre os âmbitos da cognição humana, criatividade e a importância da interação com o objeto de estudo.

Referência(s)