Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ESTRATÉGIAS CHINESAS NO MERCADO DO FUTEBOL MUNDIAL

2020; Volume: 27; Issue: 51 Linguagem: Português

10.33081/formacao.v27i51.6608

ISSN

2178-7298

Autores

Patrícia Volk Schatz,

Tópico(s)

Sports Analytics and Performance

Resumo

O futebol é um esporte com inúmeras possibilidades de exploração econômica e que movimenta um diversificado mercado. A China ascendeu como um país consumidor e investidor deste esporte a partir da década de 2010, sendo que lidera alguns dos principais investimentos mundiais no setor. Nesse sentido, este artigo busca identificar quais as estratégias geopolíticas e mercadológicas foram empregadas pelo país asiático no concorrido mercado internacional do futebol. Identificou-se um aumento das transações de futebolistas para os clubes da China, a ação do Estado na regulamentação do mercado de transferências de jogadores e o crescimento dos investimentos chineses em clubes estrangeiros, bem como no patrocínio esportivo mundial. Metodologicamente se recorreu à revisão bibliográfica e a coleta de dados em relatórios da FIFA, em sites de clubes de futebol, em jornais e revistas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX