Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Docentes de escolas públicas diante de práticas discriminatórias no cotidiano escolar

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 21; Linguagem: Português

10.12957/teias.2020.42171

ISSN

1982-0305

Autores

José Bonifácio Alves da Silva, Gicele Maria Cervi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo traz um entendimento das práticas discriminatórias no cotidiano escolar que permeiam os currículos e de como os docentes entrevistados se posicionam diante delas. O texto resulta da análise de seis entrevistas semiestruturas realizadas com docentes atuantes no ensino fundamental e no ensino médio de quatro escolas públicas de Blumenau-SC. Observa-se que há discriminações referentes ao desempenho escolar, à classe, à aparência física, ao gênero, sexualidade e à raça/etnia. Docentes entrevistados se posicionam como elaboradores de estratégias e inesperadas táticas pedagógicas de enfrentamento às discriminações e exclusões nos cotidianos escolares, propondo para isso tarefas, projetos de intervenção e ações inclusivas, mesmo que sejam limitadas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX