Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ramos de Paulo Rios Filho e a tradição das rezadeiras do Delta do Parnaí­ba: Um modelo de colaboração na criação de uma peça eletroacústica mista de relevância social e cultural

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33871/23179937.2019.7.1.2667

ISSN

2317-9937

Autores

Luciane Cardassi,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Discuto neste artigo a peça Ramos para piano (+ voz) e sons eletroacústicos do compositor Paulo Rios Filho. A obra evidencia a busca do compositor por "um compor com o mundo" (RIOS FILHO, 2015), e traz para a sala de concerto uma reflexão sobre a tradição das rezadeiras do Delta do Parnaí­ba, região onde ele reside. Recursos provenientes da etnografia e de paisagem sonora fazem de Ramos uma composição de alto conteúdo "sociossônico" (RENNIE, 2014). Além da investigação sobre as rezadeiras e o Delta do Parnaí­ba, Ramos resultou também da investigação sobre questões técnico-musicais relativas à voz da pianista, sua interação com os gestos pianí­sticos, e a sincronização da performance ao vivo com suporte fixo, aspectos esses discutidos durante a colaboração entre o compositor e a pianista. Mais que um documentário musical, Ramos é um modelo de colaboração artí­stica de relevância social e cultural.

Referência(s)