
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: REFLEXÕES SOBRE A PANDEMIA DA COVID-19
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 34; Linguagem: Português
10.18471/rbe.v34.36929
ISSN2178-8650
AutoresFábio Scorsolini-Comin, Lucas Pereira de Melo, Lucas Rossato, Ronan da Silva Parreira Gaia,
Tópico(s)Health Education and Validation
Resumo<p>Objetivo: refletir sobre o emprego da educação a distância na graduação em enfermagem no Brasil no cenário da pandemia da COVID-19. Método: ensaio crítico por meio de reflexões ancoradas na literatura acerca da utilização da educação a distância na formação de enfermeiros(as) e dos circunscritores decorrentes da pandemia. Resultados: as discussões sobre o emprego da educação a distância na formação em enfermagem no Brasil respondem a diferentes interesses educacionais, profissionais, políticos e econômicos. No contexto da pandemia de COVID-19, a partir de 2020, tais debates têm sido potencializados em função do emprego de metodologias da educação a distância na continuidade de muitos cursos de formação, outrora exclusivamente presenciais. Conclusão: não obstante as metodologias próprias da educação a distância permitirem, em um primeiro momento, a continuidade dos processos formativos em enfermagem, reafirma-se que o ensino-aprendizagem para o cuidado em saúde demanda proximidade e contato.</p><p>Descritores: Educação a Distância. Educação em Enfermagem. Infecções por Coronavírus.</p>
Referência(s)