
O uso das Plataformas Digitais pelas IES no contexto de afastamento social pela Covid-19
2020; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.46902/2020n2p107-118
ISSN2447-0120
AutoresCamila Bahia Góes, Glauber Cassiano,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste estudo teve como objetivo analisar a percepção dos professores das IES sobre o uso das plataformas digitais durante o afastamento social causado pela Covid-19. O afastamento social direcionou para novas formas de se relacionar na sociedade e as Instituições de Ensino Superior (IES), principalmente, as de rede privada, precisaram se adaptar a nova ordem social a fim de que não prejudicasse o semestre acadêmico, adotando então, o ensino remoto como prática institucional através do uso das plataformas digitais para o processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa exploratória com 10 professores de IES distintas, selecionados por atuarem especificamente no curso de Pedagogia, e através do questionário construído no Formulário Google foi feito o levantamento das narrativas dos mesmos. Como resultado, percebe-se que os desafios entornam diante dos pontos de boa conectividade; ausência de recursos adequados; acesso á Internet; ausência dos estudantes nas aulas remotas, formação adequada dos professores para o domínio das ferramentas e outros.
Referência(s)