
O uso de indicadores ácido-base naturais no ensino de Química: uma revisão
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i9.7243
ISSN2525-3409
AutoresCélio dos Santos Almeida, Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Anderson de Oliveira Souza,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoOs indicadores ácido-base são substâncias que possuem cores diferentes em função da acidez da solução que está presente, sendo uma alternativa para a contextualização e elaboração de testes com materiais acessíveis e de baixo custo. Este manuscrito tem como objetivo apresentar uma revisão sobre o uso de produtos naturais utilizados como indicador natural aplicado ao ensino de ácido-base. A metodologia consistiu em uma pesquisa bibliográfica integrativa, abrangendo o período de 2010 a 2020. A pesquisa foi realizada em um banco de dados Scielo, Google Acadêmico, Science Direct, ResearchGate e Redalyc. Houve ampla utilização de produtos naturais obtidos de flores, frutos, raizes e folhas utilizados como indicador natural, evidenciando as classes de flavonoides e antocianinas como os principais compostos associados à capacidade de mudar de cor em diferentes meios de pH. Os dados apresentados demonstraram a diversidade de materiais, os quais se mostraram eficientes como facilitadores da aprendizagem dos alunos, favorecendo a assimilação dos conteúdos de Química por meio da contextualização dos conhecimentos teóricos.
Referência(s)