Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Proposição de um jogo didático acerca dos procariontes para os anos finais do Ensino Fundamental

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7373

ISSN

2525-3409

Autores

Gabriella Luciano Caetano, Grazielle Rodrigues Pereira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Os jogos didáticos são instrumentos que podem auxiliar o docente no processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, uma vez que são ferramentas que possuem como um de seus objetivos tornar o conteúdo apresentado mais atrativo para os alunos. Dentre os temas abordados no ensino de Ciências para os anos finais do ensino fundamental, o presente estudo buscou trabalhar os microrganismos procariontes, haja visto que além ser um conteúdo complexo, para um maior aprofundamento do tema, necessita de microscópios e do ambiente do laboratório. Os microrganismos procariontes são seres vivos que possuem como característica marcante a ausência de um envoltório nuclear, delimitando o material genético sendo representantes desta denominação as bactérias e arqueobactérias. Diante do exposto, os jogos didáticos são ferramentas lúdicas que podem ser empregados no ensino dos procariontes. Deste modo, a proposição de um jogo didático aos docentes de Ciências dos anos finais do ensino fundamental, acerca dos procariontes é uma possibilidade de metodologia diversificada que o docente pode utilizar em suas aulas. Por isso, o presente trabalho tem como objetivo a proposição de um jogo didático voltado para os anos finais do ensino fundamental, acerca dos procariontes. O jogo aqui apresentado se deu a partir dos conteúdos relacionados as bactérias e arqueobactérias abordados no sétimo ano dos anos finais do ensino fundamental. O jogo chamado “Procarionte Profile” foi construído em um tabuleiro de PVC, com material de baixo custo. O jogo também possui cartas que trabalham questões como doenças e profilaxia, ecologia e biotecnologia, além de curiosidades sobre os microrganismos. O trabalho evidenciou que diante da complexidade do tema arqueobactérias, o jogo de tabuleiro permitiu explorar o conteúdo em questão sem o uso de microscópio ou equipamentos laboratoriais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX