Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mineração de dados educacionais em uma disciplina ofertada na modalidade de ensino a distância

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7428

ISSN

2525-3409

Autores

Enir da Silva Fonseca, Carlos Fernando de Araújo, Frederico Kauffmann Barbosa, Luíz Henrique Amaral,

Tópico(s)

Statistics Education and Methodologies

Resumo

A mineração de dados procura identificar relações entre os dados, para se criar informações que podem gerar novos conhecimentos ao desenvolvimento da ciência, assim como para tomada de decisões subsidiando novas ações que transforme a realidade atual. E o uso de técnicas de mineração de dados educacionais, que tem como foco o desenvolvimento de métodos para se explorar estes conjuntos de dados. Procurou-se analisar neste estudo, os acessos e notas discente a partir de um ambiente virtual de aprendizagem, aferindo a evolução de acordo com o número de acesos. Foram consideradas para a pesquisa três turmas da disciplina matemática financeira ofertada no segundo semestre de 2019, com os dados extraídos de todas as atividades do usuário nas áreas de conteúdo, realizando-se uma análise de acordo com o processo CRISP-DM com implementação no software R e RStudio. Os resultados indicam que o maior período acessos ao ambiente de estudo, estão entre segunda e quarta-feira, e comprovou-se que com o mínimo de 55 vezes de interação no ambiente, os discentes tendem em obter a nota mínima para aprovação, ao passo que acesso acima de 100 vezes indicam notas próximas ao valor máximo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX