
Literatura infantil e geometria: conexões possíveis mapeadas pelo estado do conhecimento
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i9.7178
ISSN2525-3409
AutoresRaquel Fensterseifer Weissheimer, Rafael Montoito,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEsse artigo tem como objetivo apresentar um recorte, de um estudo inicial, de uma dissertação de cunho bibliográfico, que colocou em discussão o desenvolvimento das relações topológicas, segundo Piaget, na construção do espaço pela criança, a partir de uma interlocução com a literatura infantil. Com a intenção de compartilhar com os professores dos anos iniciais a ideia de explorar a literatura infantil como aliada para o ensino da matemática, este estudo se propunha a desenvolver sequências didáticas que favorecessem o desenvolvimento das dimensões topológicas, a partir dos momentos de contação de histórias. A inter-relação da literatura infantil com a geometria, defendida aqui como potencialidade didática, permeia todo o texto e insere a pesquisa no campo da educação matemática. A construção do estado do conhecimento mostrou que poucos estudos foram feitos sobre esta temática e, menos ainda, no que concerne às relações topológicas, que podem ser exploradas a partir das histórias infantis. Este resultado acena para a necessidade de se alargar o campo das pesquisas sobre literatura infantil e o ensino de geometria, evidenciando que, a partir da leitura e análise das produções investigadas, a contação de histórias apresenta-se como um recurso pedagógico a ser explorado como potencialidade para o ensino da Educação Matemática, o que a dissertação acabou contemplando em sua escrita, e que foi socializado com os demais pesquisadores na elaboração de um caderno de atividades com sequencias didáticas criadas a partir de trechos de “As aventuras do avião vermelho”, de Erico Veríssimo.
Referência(s)