Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A relevância da inserção do lúdico para a construção do processo ensino-aprendizado na educação para a saúde

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7296

ISSN

2525-3409

Autores

Tom Ravelly Mesquita Costa, Pedro Henrique dos Santos Silva, Rafael Santos Correia, Victor Trindade da Cruz, Wanessa Cândida de Paula, Juliano Luiz de Souza, João César Fernandes Lima, Sandy Alves Pereira, Severino Cavalcante de Sousa Júnior, Karina Rodrigues dos Santos,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O presente estudo busca analisar e evidenciar a importância dos métodos de ensino lúdico na construção do aprendizado em educação em saúde, verificando as diversas formas de uso desse tipo de metodologia de educação. Trata-se de uma revisão integrativa, onde foram consultadas as bases de dados eletrônicos e portais Scientific Electronic Library Online (Scielo), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os dados foram analisados mediante o uso de tabelas e discutidos com a literatura atual e pertinente ao tema. Identificou-se nos artigos analisados, a utilização do lúdico para a construção de conhecimento através de espaços virtuais e a prática de jogos, abordando temas como saúde sexual e reprodutiva, escovação de dentes, educação inclusiva e diferenças individuais. Através da revisão direcionada à relevância da utilização de metodologias lúdicas no repasse de conhecimento, identificou-se que essas estratégias auxiliam e potencializam o aprendizado na educação para a saúde. Desse modo, propicia inúmeros benéficos para docentes e discentes, corroborando para uma formação integral.

Referência(s)