Artigo Acesso aberto

INVESTIGAÇÕES MATEMÁTICAS NA SALA DE AULA DOS AUTORES: JOÃO PEDRO DA PONTE; JOANA BROCARDO E HELIA OLIVEIRA

2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23925/2358-4122.2020v7i2p261-265

ISSN

2358-4122

Autores

Nathália De Melo Azevedo,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A respectiva obra faz parte da coleção Tendências em Educação Matemática.Voltada para futuros professores e para profissionais da área de Investigação Matemática que buscam, de diversas formas refletir sobre a Educação Matemática, tendo como princípio que todos podem produzir Matemática nas suas diferentes expressões.As ideias apresentadas neste livro, foram experimentadas e refinadas ao longo de todo o percurso de investigação que se iniciou em Portugal nos anos de 1980 e 1990, incluindo em vários projetos e diversas teses de mestrado e doutorado associados com o uso de novas tecnologiasNele, os autores portugueses analisam como as práticas de investigação desenvolvidas por matemáticos, podem ser trazidas para a sala de aula, mostrando resultados de pesquisas, ilustrando as vantagens e dificuldades de se trabalhar com tal perspectiva em Educação Matemática. Analisam ainda, os papéis de alunos e professores quando lidam com problemas no processo investigativo em áreas como geometria, estatística e aritmética.

Referência(s)
Altmetric
PlumX