Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estudo exploratório utilizando atividades educativas para prevenção de quedas domiciliares aos idosos

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7718

ISSN

2525-3409

Autores

Rauana Kelly Francalino Pinheiro, Vega Vitória Maciel Lopes, Gabriel Coutinho Gonçalves, Dennys Ramon de Melo Fernandes Almeida, Jabes Gennedyr da Cruz Lima, Amanda Carla Matias Barros da Silva, Nathália Allana de Amorim Rodrigues, Joelton Igor Oliveira da Cruz, Elisama Ferreira Paiva, Juliana Campos Pinheiro, Gabriel Gomes da Silva, Daniel Felipe Fernandes Paiva, Anairtes Martins de Melo,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

As quedas são consideradas um problema de saúde pública na Gerontologia, dada a sua prevalência e consequência para a saúde dos idosos. As medidas preventivas a partir de atividades educativas, visam melhorar a saúde e a qualidade de vida de idoso que possam estar expostos a quedas em seus domicílios. O presente estudo objetiva-se investigar o conhecimento dos idosos sobre a temática de prevenção de quedas domiciliares a partir de uma atividade educativa com uso de cartilha, maquete, jogos de erros e quebra cabeça. Foi realizado um estudo do tipo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa em uma clínica escola de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Fortaleza. A população deste estudo foi composta de 37 idosos atendidos pela Fisioterapia, com idade igual ou superior a 60 anos. Já a amostra final constou de 10 idosos (28% da população no qual foram realizados jogos educativos. A intervenção educativa foi realizada em um tempo médio de 30 minutos, em roda de conversa sobre os riscos domiciliares, acrescida da explanação da cartilha, maquete e gravuras. Os resultados obtidos através do check list, inferiu que 100% (N=10) dos idosos identificou os riscos inerentes aos cômodos de acordo com a participação na atividade com os jogos da pesquisa. O estudo trouxe resultados positivos relacionados à satisfação e motivação de participação da atividade educativa com uso de jogos de erros e quebra cabeça. Os conhecimentos adquiridos pelos os idosos foram percebidos pela pesquisadora com grande eficácia por meio das informações citadas sobre os riscos de quedas e prevenção destas.

Referência(s)
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