
Análise dos estilos regulatórios da autodeterminação para a prática de atividades físicas e esportes em escolares
2020; UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31501/rbpe.v10i1.11381
ISSN1981-9145
AutoresLucas Padilha, Adriana Marques Toigo, Ricardo Pedrozo Saldanha,
Tópico(s)Youth, Drugs, and Violence
ResumoEsta pesquisa teve por objetivo descrever os estilos regulatórios de motivação para a prática de atividades físicas e esportes de alunos do Ensino Médio em uma escola pública de Canoas/RS, conforme a variável sexo. Para tanto, uma amostra foi composta por 49 alunos do Ensino Médio, sendo 26 meninos e 23 meninas com média de idade de 17,96 anos, os quais responderam o Inventário de Autodeterminação para Praticantes de Atividades Físicas e/ou Esportivas (IAPAFE-12). Os resultados indicaram que os indivíduos de ambos os sexos são significativamente mais motivados intrinsecamente, no entanto, os meninos são significativamente mais autodeterminados, enquanto as meninas estão mais Amotivadas.
Referência(s)