
MORANGOS E VINHOS: A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIAIS NO DESENVOLVIMENTO DE MERCADO EM ESTUDOS REALIZADOS POR GARCIA-PARPET
2019; Linguagem: Português
10.32760/1984-1736/redd/2019.v11i2.13863
ISSN1984-1736
Autores Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoA economia e o mercado tem sido discutidos pela sociologia economica a partir das estruturas sociais vigentes em dado contexto, preenchendo o hiato deixado pela perspectiva da economia liberal, a qual defende a autorregulacao do mercado pela ideia de concorrencia pura e perfeita. Garcia-Parpet, interessada nessa construcao social do mercado, investigou sobre o mercado de morangos (2003) e de vinhos (2004; 2007) em regioes da Franca, destacando como aspectos culturais, politicos, geracionais, valorativos e simbolicos influenciaram o seu desenvolvimento. O presente artigo, inicialmente, discute acerca de aspectos sociais e desenvolvimento regional como elementos fundamentais para a analise da economia e do mercado; em seguida se propoe a identificar similaridades acerca de fatores sociais no desenvolvimento dos mercados de morango e de vinho em questao, apresentando um breve resumo de cada estudo e os diferentes estagios de evolucao dos mercados, para posteriormente proceder a analise, na qual se identificou o social nao como “plano de fundo”, mas como protagonista do desenvolvimento.
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