Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A inserção da Atenção Primária à Saúde no processo de ensino-aprendizagem: revisão integrativa

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i9.7750

ISSN

2525-3409

Autores

Kristian Sbolli, Maria Rosa Machado Prado,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O estreitamento da formação em cursos da saúde, desde o início da vivência acadêmica, com a realidade de saúde manifestada no país, determina a criação de um espaço para produção de conhecimento e reflexão sobre o Sistema Único de Saúde. Objetivo: o presente trabalho objetivou evidenciar a proposta pedagógica conduzida pela integração ensino-serviço na interface da Atenção Primária à Saúde enquanto ferramenta para a formação de profissionais da saúde. Metodologia: o percurso metodológico foi de uma revisão integrativa nas bases de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e “Scientific Electronic Library Online” (SciELO). Resultados: após leitura e análise das publicações os resultados foram caracterizados pelas duas categorias no estudo: “Atenção Primária à Saúde: recursos humanos e o cenário para a formação profissional” e “Estratégia pedagógica: formação acadêmica em sintonia com o ensino-serviço”. Considerações finais: a hegemonia da atenção hospitalar e dos processos mecanicistas ainda transitam na formação dos profissionais da área da saúde. A Atenção Primária à Saúde oportuniza um ambiente prático e transformador para a formação acadêmica e embora tenha limitações reconhecidas, as suas potencialidades devem ser defendidas e valorizadas, engrandecendo seu cenário enquanto objeto formador.

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