Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da relação entre comportamentos mecânico e hidráulico para lastro ferroviário

2020; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14295/transportes.v28i3.1829

ISSN

2237-1346

Autores

Daianne Fernandes Diógenes, Verônica Teixeira Franco Castelo Branco, Laura Maria Goretti da Motta,

Tópico(s)

Mechanical stress and fatigue analysis

Resumo

O desempenho da camada de lastro ferroviário é dependente das características físicas, mecânicas e hidráulicas, bem como das características de outros componentes, como veículo e velocidade da via. Este estudo objetiva avaliar materiais de lastro, em diversas fases de aplicação, quanto ao comportamento mecânico e hidráulico. Para tanto, foram realizados ensaios tradicionais de forma de agregados, ensaios avançados de propriedades de forma de agregados com o uso do processamento digital de imagens, módulo de resiliência, deformação permanente e condutividade hidráulica. Os resultados mostraram que uma maior deformação axial permanente não, necessariamente, implica em menor condutividade hidráulica, para os materiais avaliados nesse estudo. O comportamento mecânico foi alterado a partir das modificações nas propriedades de forma dos agregados (forma 2D e textura), bem como da granulometria. A condutividade hidráulica permaneceu a mesma para os três materiais avaliados, mesmo após a realização dos ensaios mecânicos. No geral, os três materiais foram considerados propícios a sofrerem quebras, mas, embora tenham passado por etapas de construção e operação, todos foram classificados como limpos.

Referência(s)