Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Panorama do Uso de Métodos Quantitativos em Pesquisas sobre Marketing de Relacionamento com Egressos

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 6; Issue: 3 Linguagem: Português

10.20401/rasi.6.3.451

ISSN

2447-8156

Autores

Glauco José Ribeiro Borges, Sandro Vieira Soares, Carlos Rogério Montenegro de Lima, Aléssio Bessa Sarquis, Isabella Ramos Boing,

Tópico(s)

Technology Adoption and User Behaviour

Resumo

O estudo buscou delinear um panorama dos métodos quantitativos empregados em pesquisas sobre marketing de relacionamento com egressos. Trata-se de um estudo bibliográfico, com análise bibliométrica, que analisou um portfólio bibliográfico de 20 artigos publicados até 2018 sobre a temática. Os resultados mostram que a maior parte das publicações na temática utilizam as técnicas modelagem de equações estruturais, análise fatorial confirmatória e técnicas de estatística descritiva. O Alfa de Cronbach é a técnica de análise de confiabilidade de escalas mais utilizadas. As duas variáveis mais analisadas nos estudos na temática são imagem da universidade e satisfação, termos amparados pela literatura da área. O estudo contribuiu para ampliar a compreensão sobre o uso de métodos quantitativos em pesquisas na temática e apontar alguns direcionamentos que podem auxiliar em futuros estudos.

Referência(s)