Artigo Revisado por pares

Relações entre Festas Populares e Educação Popular: contexto da Festa no Milagre de São Roque em Amélia Rodrigues – Bahia

2020; Volume: 14; Issue: 30 Linguagem: Português

ISSN

2237-0315

Autores

Reginalva dos Santos Bruno, Marco Antônio Leandro Barzano,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo apresenta o resultado de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar as relacoes entre as Festas Populares e a Educacao Popular, tendo como contexto a Festa no Milagre de Sao Roque no Municipio de Amelia Rodrigues – Bahia. Buscamos compreender a educacao na sua relacao com a cultura popular, a tradicao oral e a ancestralidade, como forma de resistencia a pressao dos processos de escolarizacao de base eurocentrica, indicando, assim, uma maneira de educar por meio da transmissao de saberes e conhecimentos entre geracoes, o que tambem nos leva a resistir aos movimentos historicos de dominacao. A partir da base teorica da Educacao Popular, levantamos pressupostos para qualificar o debate sobre a possibilidade de trabalho com as Festas Populares para promocao e valorizacao dos saberes do cotidiano, da experiencia e da sabedoria popular. Abstract The article presents the result of a master’s research whose objective was to analyze the relations between the Popular Festivals and Popular Education, having as context the Festival in the Miracle of Sao Roque in the Municipality of Amelia Rodrigues - Bahia. We seek to understand education in its relationship with popular culture, with oral tradition and ancestry as a form of resistance to pressure from Eurocentric-based schooling processes, thus indicating a way of educating through the transmission of knowledge and knowledge between generations, while this also leads us to resist the historical movements of domination. Based on the theoretical basis of Popular Education, we raised as presuppositions to qualify the debate about its possibility of working with the Popular Festivals to promote and value the knowledge of everyday life, experience and folk wisdom.

Referência(s)