Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Recontextualizações de um Programa de Intervenção Pedagógica para o ensino de matemática

2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 28; Linguagem: Português

10.20396/zet.v28i0.8657456

ISSN

2176-1744

Autores

Ismael Santos Lira, Jonei Cerqueira Barbosa,

Tópico(s)

Global Educational Policies and Reforms

Resumo

Este artigo apresenta um estudo que buscou compreender como professores recontextualizam textos do Programa de Intervenção Pedagógica para o Ensino de Matemática nos anos iniciais, realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Teresina (PI), em parceria público-privada com Instituto Alfa e Beto. Trata-se de um estudo qualitativo em que os dados foram coletados por meio de observações, análise de documentos e entrevistas com dois professores que participam do referido Programa e ensinam matemática no 5.º ano do Ensino Fundamental. Os dados, analisados à luz de alguns conceitos da sociologia de Basil Bernstein e de Stephen Ball, sugerem que os professores participantes recontextualizam os textos preconizados pelo Programa, ao incluir atividades elaboradas por eles mesmos para favorecer a preparação de estudantes para a Prova Brasil e ao realizar transformações textuais para atender aos padrões de desempenho desses estudantes.

Referência(s)