
Public transport usage among university students: what to expect based on customer satisfaction survey (CSS) analysis
2020; Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes; Volume: 28; Issue: 3 Linguagem: Português
10.14295/transportes.v28i3.1797
ISSN2237-1346
AutoresThiago Carvalho, Cezar Augusto Romano, Tatiana Maria Cecy Gadda,
Tópico(s)Cognitive and psychological constructs research
ResumoPesquisas de Satisfação do Consumidor são ferramentas valiosas tanto para gestores públicos quanto para empresas de operação. Estas fornecem informações úteis para a compreensão das necessidades dos usuários de transporte público, para a definição de objetivos mais efetivos e para fazer investimentos mais assertivos. Na literatura, a combinação de segmentação de mercado e a comparação entre satisfação e importância relativa foi poucas vezes estudada. Este estudo investiga a tendência de adoção contínua do transporte público entre alunos universitários de Curitiba por meio de hábitos de consumo, satisfação, importância relativa dos fatores componentes e análise de GAP. De modo geral, os resultados não indicam uma intenção do grupo estudado em continuar usando este modal de transporte. No entanto, se motivados corretamente, estudantes podem se tornar mais facilmente agentes de mudança e podem afetar positivamente as intenções comportamentais em relação ao transporte público.
Referência(s)