
Internalização do cuidado: um estudo qualitativo com escolares que convivem com a doença falciforme
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 25; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/2177-9465-ean-2019-0337
ISSN2177-9465
AutoresLuciana de Cássia Nunes Nascimento, Tânia Vignuda de Souza, Isabel Cristina dos Santos Oliveira, Rita de Cássia Melão de Morais, Maria Angélica Carvalho Andrade,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoRESUMO Objetivo analisar a internalização do cuidado com o corpo pelo escolar com a doença falciforme com base na teoria do desenvolvimento de Vigotski e no conceito de cuidado de Collière. Método Estudo qualitativo com 15 escolares que convivem com a doença falciforme, acompanhados em ambulatório na cidade de Vitoria – ES. A técnica utilizada foi a entrevista individual e a análise temática. A hidratação corporal, o brincar, a prevenção e manejo da crise falcêmica, a alimentação e as roupas foram as unidades temáticas que emergiram. Resultados Os participantes referiram ingerir variados tipos de líquidos. As brincadeiras foram predominantemente ativas. Os medicamentos foram de reparação e manutenção da saúde. Não se evidenciou consumo de alimentos saudáveis. Observou-se a utilização de roupas adequadas ao frio. A dor foi um signo da internalização do cuidado e do conhecimento para brincadeiras. A diminuição de líquidos e roupas inadequadas desencadearam a crise falcêmica. Considerações Finais Evidenciaram-se a internalização do conhecimento e dos cuidados mediados pela dor e o despreparo dos professores pela falta de conhecimento. Implicações para a prática este estudo poderá subsidiar a melhor articulação entre profissional de saúde, criança e escola.
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