Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Fundamentos para a educação ambiental crítica nos cursos de licenciatura em educação do campo: a experiência da UFBA

2020; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14295/ambeduc.v25i2.11412

ISSN

2238-5533

Autores

Magno da Conceição Peneluc, Edílson Fortuna de Moradillo, Rafael Moreira Siqueira,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Tratou-se dos pressupostos ontológicos, éticos e político-pedagógicos para a implementação da Educação Ambiental Crítica nos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, tendo como referência a experiência desenvolvida na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O curso teve sua matriz curricular referenciada no materialismo histórico-dialético, tendo como moduladores os princípios da ontologia do ser social, com base na categoria trabalho como fundante do ser social, na economia política a partir da teoria do valor-trabalho e na Pedagogia Histórico-Crítica. Priorizamos a explicitação da concepção de ser social e de meio ambiente com base na perspectiva sócio-histórica, dialética, fundamento primaz do curso; e, em particular, no componente curricular Educação Socioambiental, no qual se discute as implicações históricas das categorias e concepções de natureza, sociedade, conhecimento, ciência e educação.

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