Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Obras brasileiras de música cênica contemporânea

2020; Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros; Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-901x.v1i76p50-72

ISSN

2316-901X

Autores

Gustavo Cardoso Bonin,

Tópico(s)

Music Technology and Sound Studies

Resumo

O artigo apresenta obras de música cênica realizadas no campo da música contemporânea de concerto brasileira. Os autores costumam ressaltar a presença cênica dos concertos de música utilizando estratégias de iluminação, gestualidade, encenação etc. Com base na semiótica tensiva, proposta por Claude Zilberberg (2004; 2011), apresentaremos a música cênica como uma prática musical percebida a partir dos modos de contato estabelecidos entre as presenças musicais e as presenças cênicas, em uma configuração mais ou menos próxima. A partir dessa via, apresentaremos as peças pelos seus graus de presença cênica, ancoradas na latência cênica inerente a qualquer performance musical.

Referência(s)