Artigo Acesso aberto

Catherine Deneuve e Louis Vuitton. A Publicidade de Luxo Analisada Sob o Espectro da Semiótica Peirceana

2020; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português

10.34176/icone.v18i2.239039

ISSN

2175-215X

Autores

Carolina Boari Caraciola,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

O presente artigo analisará uma peça da campanha publicitária Journey, da marca de luxo Louis Vuitton, estrelada pela atriz francesa Catherine Deneuve, sob o prisma da semiótica de extração peirceana. A análise da publicidade, sob o espectro da teoria semiótica, permite explicitar o potencial comunicativo do anúncio a que se refere, uma vez que as estratégias semióticas utilizadas por uma marca são fatores essenciais à sua constituição como marca, sendo, portanto, de fundamental importância para a compreensão de sua natureza, perfil e efeitos emocionais e funcionais. Sendo assim, pode-se afirmar que a mensagem publicitária provoca efeitos de sentido no receptor e, com o auxílio da semiótica, é possível compreender como esse campo de sentidos ocorre.

Referência(s)
Altmetric
PlumX